Operação conjunta prende suspeito de matar servidor público de Itabela e apreende arma

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 09/08/2025 - 11:06
Link

Uma operação integrada entre a Cipe Mata Atlântica e a 7ª CIPM resultou, na madrugada deste sábado (9), na prisão de um dos acusados de assassinar o motorista da Prefeitura de Itabela, Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, de 58 anos, morto no último dia 31 de julho no distrito de Monte Pascoal.

A ação foi desencadeada após diversas denúncias de moradores, que relataram que homens ligados à facção criminosa BDM estariam ostentando armas de fogo, traficando drogas e que também seriam os responsáveis pelo homicídio do servidor público.

Ao chegar próximo ao local indicado, os policiais foram avistados por diversos indivíduos armados, que tentaram fugir. Após cerco e perseguição, quatro suspeitos foram alcançados e detidos. Entre eles estava Roney Nascimento Lima, 23 anos, apontado como autor do crime, além de dois homens de 36 e 32 anos. Um adolescente chegou a ser apreendido, mas foi liberado posteriormente. Outros dois criminosos, armados com uma submetralhadora, conseguiram escapar.

Durante a abordagem, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380, possivelmente utilizada no homicídio e furtada em Penedo (AL), um carregador e munições do mesmo calibre, três rádios comunicadores, um celular iPhone, um celular Motorola e R$ 620,00 em espécie.

A arma passará por exame de microcomparação balística para confirmar se foi a mesma usada no assassinato de Antônio Carlos. Segundo a polícia, um dos presos afirmou que Roney, junto com os dois criminosos foragidos, executou o servidor público.

O crime, que chocou a população de Itabela, aconteceu quando Antônio Carlos retornava de uma caminhada matinal. Ele foi surpreendido por dois homens, espancado com pedaços de madeira, arrastado para dentro de casa e alvejado por disparos de arma de fogo.

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Regional de Eunápolis, onde permanecem à disposição da Justiça. A prisão preventiva de Roney já havia sido solicitada no âmbito do inquérito e está em análise judicial.

A Polícia Militar segue realizando buscas para localizar e prender os outros envolvidos no crime.
 

MAIS NOTÍCIAS